segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Diário de bordo



(em suma, meu objetivo consiste em referir-se ao mês de DEZEMBRO/2012 quanto a treinos, ensaios e produção, mas expande-se também para uma tentativa referencial do ano como um todo: ações de 2012).

O ano findou bem dizer. O recesso chegou. Serão praticamente duas semanas, precisamente 12 dias – entre 23 de Dezembro a 03 de Janeiro; nossas atividades retornarão a partir de 04 de Janeiro de 2013. (desejo união e tolerância para esse novo ano).

Em 2012 muitas coisas aconteceram, e, delas, a que mais mexe o caldeirão de mudanças tem a ver com a saída de algumas pessoas do grupo, assim como a entrada ‘legitimada’ de outras. Eu faço parte das que foram ‘legitimadas’. 

Por que legitimadas?

http://umnaolugarnatural.blogspot.com.br/2011/03/ainda-na-praca.html
 Venho trabalhando com o grupo desde começo de 2011. Primeiramente com o processo de intercâmbio entre os grupos Poéticas do Corpo e Teatro MIMO que resultou na performance  A INCRÍVEL HISTÓRIA DO POSTE QUE VIROU ÁRVORE e, logo em seguida, entramos no processo da esquete SAKURA MATSURI: O JARDIM DAS CEREJEIRAS, que hoje já é espetáculo. 

FESFORT - APRESENTAÇÕES DE ESQUETE EM 2011
Sem pensar ou contar nos dedos o processo da busca de permanência e estabilidade no grupo deu-se de maneira vagarosa, meticulosa e, por isso mesmo, necessária. Sou das que acreditam que tudo dado de mão beijada não é tão valorizado quanto o que se é conquistado. Por mérito, acredito. 

Como partícipe a atuação e o regimento interno do grupo é outro. Parece-me que a rigorosidade do que se é exigido é mais potente, de uma camada fina e cuidadosa. A responsabilidade pelo andamento das ações e a corrida pelo constante fluxo de movimentação e estímulo aos encontros são pontos postos em prioridade. É um grupo que busca a disciplinaridade, o rigor, a ética e a unidade como forma de coligação para existir. 

Ou você se coloca a mudança, ou você se retira.
 Assumo: estou ainda  em fase de teste. 


Policio-me constantemente acerca dos deveres e construções que eu possa  contribuir mais ferrenhamente. Para ser de um grupo eu preciso me sentir útil ao grupo. A figura da ‘atriz que só executa’ não contempla minha postura profissional nem meus anseios de artista. Para que eu permaneça eu preciso construir laços mais fortes, os de necessidade.

Nesse sentido, como MIMO, passei a olhar para o calendário do grupo de outra forma, assim como passei a olhar as pessoas do grupo de outra forma. Neste ponto uma valorosa mudança, porque hoje me relaciono com todos com o sentimento de continuidade. Os treinos e as descobertas passam a ser da ordem do que está por vir, e não somente o material que se faz aqui, no presente, na efemeridade que no próximo encontro correria o risco de esvair, fugir, não potencializar. Hoje nenhum dos encontros-treinos tem um fim em si mesmo, todos são continuidades. Isso me coloca quanto a corpo num ponto de criação latente.

IMAGENS DO GOOGLE

O mês de DEZEMBRO fora de soluções, de busca das soluções. É preciso estar a postos para as mudanças que estão por vir. Nesse sentido, temos tido encontro de produção voltado para questões de projetos culturais, marketing... Cada um deve escrever um projeto como exercício. Esse é um tempo que estou me acostumando às funções existentes dentro do grupo. Tenho me colocado em algumas, como relações com a mídia, blog, divulgação... Mas ainda sinto que para isso preciso me inteirar as questões históricas do grupo que demanda tempo para o estudo. Vou caminhando. 

Ponto que muito tem me instigado é o processo das aulas de palhaço. Assim como o pensar aulas de alongamento/ consciência corporal. Penso que devamos manter um ciclo de aulas entre nós com frequência, pois isto possibilita a nós a obtenção metodológica no repasse de conhecimentos específicos que poderão ser utilizados quando o grupo for convidado a ministrar oficinas, residências.

E, para finalizar, o desejo: que em 2013 saibamos gerir o grupo os que ficarão em Fortaleza. O ano exigirá de nós autonomia e pró-atividade. Sempre. Confesso estar assustada, mas se soubermos guiar nossos medos encontraremos possibilidades de existência e labor. Que 2013 chegue e que façamos bons trabalhos juntos.

Disciplina e amor pra nós.

Maurileni Moreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

... das passagens que se fazem presente no efêmero das relações...